A casa dos sonhos obedece ao comando da sua voz


Startup capixaba Kokar é pioneira no Brasil com sistema de automação residencial sem fio e possível de ser configurado totalmente via app.

Do lado de fora ainda não há carros voadores, mas dentro de casa o cenário já é futurístico. A automação residencial ganha ares de filme de ficção-científica com acionamento de comandos por voz, sem fio e via aplicativos. E o melhor da história: tudo isso desenvolvido com expertise local.

“Nossa automação é pioneira no País ao trazer um sistema sem fio que trabalha utilizando a rede em malha Zigbee. Isso possibilita a instalação em um apartamento pequeno ou em uma casa de cinco andares sem prejuízo à qualidade do sinal. Além disso, nosso sistema foi o primeiro a poder ser configurado totalmente via aplicativo e pelo próprio morador da residência, sem a necessidade de conhecimentos de programação”, detalha o diretor-executivo da startup Kokar, Renan Santana.

A solução oferecida pela empresa promete converter qualquer casa ou apartamento tradicional num ambiente totalmente automatizado.

“É possível comandar tudo por voz ou aplicativo, de qualquer lugar do mundo. Você pode integrar sua casa com assistentes de voz, como Google Home ou Alexa, ligar e desligar lâmpadas, ligar aparelhos de ar-condicionado, fechar cortinas ou preparar a sala para ver um filme, tudo por meio de comandos de voz”, diz Santana.

Renan Santana, CEO da Kokar: automação sem obras (Foto: divulgação)

Sem a necessidade de reformas, os equipamentos funcionam sem fio e não é preciso conexão com a internet. Os detalhes do serviço podem ser conferidos neste vídeo.

“Percebemos que, para se ter uma casa automatizada, as pessoas precisavam realizar reformas, investir grandes quantias de dinheiro e contratar empresas especializadas. Nós acreditamos que tudo que é descomplicado funciona melhor. Então, criamos uma solução livre de obras, que possibilita automatizar uma casa por completo em apenas um dia e com um preço acessível”, completa.

A automação residencial parece ter caído de vez no gosto do capixaba. Somente em Vitória, serão entregues seis prédios com todos os apartamentos automatizados pela Kokar até 2021. Além de revendedores em 75 cidades e 19 estados do País, a Kokar, que é desenvolvedora da tecnologia e fabricante dos equipamentos, alcança também uma cidade na Argentina.

INOVAÇÃO

“O Espírito Santo é o celeiro de grandes startups que se destacam nacionalmente, como PicPay, Kokar, Luma, Wine e diversas outras. Estamos sempre focados em ajudar novas iniciativas e startups disruptivas, participando do ecossistema local a fim de expandir ainda mais a grande gama de startups capixabas que cresceram em nível nacional”, salienta Santana.

Inserida no ecossistema de inovação capixaba desde 2013, a Kokar contou com o incentivo da aceleradora Start You Up.

“De lá para cá, percebemos uma constante expansão, tanto do número de novas startups quanto do cenário como um todo. Desde 2013, Vitória está sempre entre as três melhores cidades do Brasil para se empreender, segundo o ranking da Exame. Isso deixa nosso Estado em uma posição de constante observação pelos grandes players do mercado”, afirma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *