Espírito em Rede incentiva turismo de experiência no Estado


Plataforma reúne vivências como fazer a própria geleia ou massa em Venda Nova e produzir cerveja em Pedra Azul, além de ajudar a profissionalizar o agroturismo.

Para o turista que prefere ir além dos roteiros tradicionais de viagem e gosta de conhecer mais a fundo o lugar que está visitando, a solução criada por uma startup capixaba pode ajudar nessa missão. A plataforma online Espírito em Rede reúne opções de turismo de experiência no Espírito Santo, com opções que vão desde fazer a própria geleia em Venda Nova do Imigrante a produzir sua cerveja artesanal em Pedra Azul.

“Nossa proposta é comercializar experiências relacionadas à produção associada ao turismo, que envolve artesanato, manifestações culturais e o agroturismo, que é muito forte no Espírito Santo. Além disso, estruturamos essa oferta nos empreendimentos, ajudando a profissionalizar as experiências oferecidas”, conta Bruno Pereira, cofundador da startup, ao lado de mais cinco colegas.

Visitante pode produzir a própria geleia a partir de tradicional receita de família em Venda Nova do Imigrante (fotos: Divulgação)

A ideia de aliar tecnologia às vivências turísticas veio depois da participação em uma imersão sobre turismo.

“No evento, que durou um fim de semana, a Secretaria de Estado do Turismo levantou problemas e desafios que o turismo capixaba tem hoje. Dentro desses desafios havia a questão de dar mais espaço aos produtos do agroturismo, do artesanato, toda a produção associada ao segmento. Foi então que pensamos nesta forma de fomentar e criar espaço para divulgar o turismo capixaba”, explica.

Bruno salienta a riqueza das experiências turísticas oferecidas pela plataforma. O visitante deixa de ser apenas um espectador e se transforma em protagonista nesses passeios. Ao produzir seu próprio iogurte nas montanhas capixabas, por exemplo, ele tem a chance de desfrutar de todo o processo de fabricação, estar próximo às vacas que produzem o leite, além de conhecer a tradição da família que faz a produção do iogurte.

A experiência no espaço da Família Venturim, em Venda Nova, inclui mão na massa e degustação

Para aqueles que curtiram o projeto e pensam em oferecer alguma experiência, o site espiritoemrede.com.br tem uma área para novos parceiros. Basta acessar e iniciar o processo de comercialização da sua experiência. Vale ensinar receitas, contar a história da família e mostrar as tradições por meio de atividades “mão na massa” que as pessoas queiram vivenciar.

Dependendo das atividades envolvidas, certas experiências podem exigir uma licença comercial. É preciso verificar as leis locais para determinar quais licenças podem ser necessárias para sua experiência, especialmente em casos em que houver comida, álcool ou transporte envolvidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *