Plataforma Politize! oferece formação para lideranças públicas


Programa de educação política é voltado para pessoas que querem exercer a cidadania de forma ativa em sua comunidade. Inscrições vão até dia 23.

Resguardar a democracia vai além da alçada do político de carreira. Esse exercício está também no dia a dia do cidadão, que, descontente com as dores de sua comunidade e da sociedade como um todo, quer lutar para ser ouvido, buscar a garantia de seus direitos, defender ideias e cobrar ações do poder público. Para esses que trabalham pelo bem coletivo por vocação, o Programa de Embaixadores Politize! pode ser o caminho para ter acesso à educação política e conseguir alcançar objetivos cada vez maiores. Tudo isso de sem pagar nada.

Incentivadora da pluralidade de interesses, valores e convicções, a organização sem fins lucrativos Politize! oferece, em todo o País, um programa de formação de multiplicadores em educação política. Focado na formação de lideranças públicas, pessoas com vocação pública que querem exercer a cidadania de forma ativa em sua comunidade, o programa Embaixadores Politize! está com inscrições abertas até o próximo dia 23, no site www.politize.com.br/embaixadores-politize.

“O Politize! começou em 2015, motivado pelas manifestações de 2013. Vimos pessoas cobrando prefeito, governador, presidente, mas sem saber direito qual a responsabilidade de cada um deles. Percebemos a demanda de um veículo que levasse a política de forma mais acessível para qualquer um, em qualquer lugar. Em 2018, ano de eleições, implantamos o programa de embaixadores para oferecer formação e estimular jovens a propagarem a política em suas comunidades”, conta o coordenador do programa das embaixadas Politize!, Vinícius Zunino.

Zunino afirma ainda que cerca de 10 embaixadores já manifestaram sua opção por se candidatarem para as próximas eleições. “Eles vão deixar de ser embaixadores e vão se candidatar a vereadores”, conta.

Outro caso que mostra a potência do programa é o de Recife, onde um mobilizador está construindo um projeto social para ensinar inglês em comunidades da capital pernambucana.

Os números impressionam: o Politize! tem 3 milhões de acessos por mês e 30 milhões de usuários únicos. Em dois anos do programa de Embaixadores Politize!, mais de 320 voluntários alcançaram um total de 60 mil pessoas, em 25 estados.

Formação do Politize! em Vitória: capital capixaba recebeu protótipo das Embaixadas Politize!

“Em 2019 a gente já começou a sentir a necessidade uma formação presencial mais robusta para o cidadão, com compartilhamento de experiências, conhecimento de novos conteúdos e construção de projetos. Fizemos, então, o protótipo das Embaixadas Politize! em Vitória, João Pessoa, Recife, Uberaba e Belo Horizonte”, completa.

LÍDERES CAPIXABAS

Dos 100 embaixadores formados no País, perto de 20 tiveram sua formação em Vitória. No Estado, o programa Embaixadores Politize! é apoiado pelo movimento empresarial ES em Ação.

“Atuamos para a melhoria do ambiente de negócios e para ajudar a promover o desenvolvimento do Estado. A formação de lideranças é uma das formas que identificamos para alcançar esse objetivo. Em 2010 idealizamos a criação do Instituto Líderes do Amanhã, com o propósito de capacitar jovens lideranças empresariais com potencial de influenciar na melhoria do ambiente de negócios capixaba. Eles são agora independentes, e percebemos que temos que formar também líderes comunitários, pessoas que queiram trabalhar na gestão pública, como lideres sociais”, salienta o secretário-executivo do ES em Ação, Orlando Bolsanelo Caliman.

Orlando Bolsanelo Caliman, do ES em Ação: projeto é implementar as Embaixadas Politize! em oito municípios capixabas

A instituição financiou, em 2018, a formação de embaixadores Politize! no Estado, como forma de incentivar a ação desses multiplicadores de educação política nas comunidades. Sob o comando do diretor de formação de liderança do ES em Ação, Paulo Wanick, a ideia é ir além e iniciar uma campanha junto a instituições empresariais, no final de março, para desenvolver o projeto das Embaixadas Politize! nos municípios de Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Linhares, São Mateus, Serra e Vila Velha.

“O objetivo é encontrar embaixadores que demonstrem estar aptos para o desafio de tocar esse projeto. A meta são 15 embaixadores em cada município desses. Temos visto um movimento de jovens querendo participar da política. Estamos usando o conhecimento do Politize! como projeto-piloto para nossas Academias”, revela Caliman.

COMO FUNCIONA?

  • Os(as) selecionados(as) para o programa serão denominados(as) Multiplicadores e terão acesso a uma completa capacitação online para conhecer, compartilhar e construir
  • A formação será ofertada na plataforma de cursos do Politize! e todos os selecionados receberão um login e senha para acessar. Além disso, haverá videoconferências no decorrer do processo, conectando Multiplicadores(as) de todo o Brasil e a equipe Politize!
  • Por fim, os(as) Multiplicadores(as) terão acompanhamento de um(a) mentor(a), que já passou pela experiência e pode ajudar a destravar obstáculos e compartilhar ideias
  • O projeto está aberto para pessoas que querem mudar o País e que tenham disponibilidade de dedicar 5 horas semanais entre abril e julho
  • Conhecimento político, diálogo plural, empatia cidadã e protagonismo comunitário são os quatro módulos da formação
  • O programa servirá como porta de entrada para a formação do Politize! de lideranças públicas
  • Quando finalizada a jornada online, os(as) Multiplicadores(as) com bom desempenho serão convidados(as) a fundar ou participar de Embaixadas (espaço de aprendizagem e impacto local) para uma jornada de autodescoberta na vida pública. E, mais tarde, terão a aceleração de carreira para ser uma liderança

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *