Plataforma estrutura financeiro de micro e pequenas empresas


Manda Pro Financeiro assume tarefas como pagamento e recebimento de contas para que empreendedores possam focar em sua atividade principal sem perder tempo com burocracias

Pequenas empresas gastam, em média, mais de 8 horas mensais para realizar pagamentos e recebimentos corretamente. E na maioria desses negócios, um dos sócios é o responsável por cuidar da gestão financeira, mas não tem o treinamento adequado. Para solucionar esse gargalo, Dhan Sugui e José Guilherme Correa criaram a fintech Manda Pro Financeiro, que oferece um serviço financeiro de alto nível de excelência a um custo menor do que o de um funcionário efetivo da área.

Dhan Sugui (esquerda) e José Guilherme Correa (direita) são os criadores da fintech Manda Pro Financeiro

A ideia nasceu a partir da consultoria financeira que eles prestavam para empresas de médio e grande porte. Perceberam que é um desafio até para as grandes empresas terem um processo estruturado e pessoas aptas a operarem o financeiro adequadamente, mesmo com acesso aos melhores recursos do mercado, e identificaram essa demanda nos micro e pequenos negócios, onde os próprios sócios desperdiçam tempo e dinheiro em uma atividade que não gera valor. “São enormes as mudanças que as fintechs B2B proporcionaram à realidade empresarial nos últimos anos. No entanto, quando olhávamos a realidade das micro e pequenas empresas, percebíamos que elas não estavam tendo tanto acesso a essa revolução. Por isso decidimos utilizar nossa experiência como consultores em mais de 50 projetos financeiros em empresas de médio e grande porte para construir uma solução para que os micro e pequenos empreendedores ficassem livres das atividades burocráticas e repetitivas do financeiro e, ainda assim, tivessem todos os números da empresa acessíveis de qualquer lugar, na palma da mão, com acesso pelo celular e computador”, conta José Guilherme, diretor comercial.

Com a terceirização completa do setor financeiro, os empreendedores de micro e pequenos negócios podem se dedicar ao seu core business. “Acreditamos que empresas nas quais os sócios se dedicam integralmente à atividade principal têm maiores chances de serem bem-sucedidas. Nosso propósito é tirar das costas dos empreendedores o fardo das rotinas financeiras, para que eles possam focar no que importa”, disse Dhan Sugui, CEO.


Plataforma

A startup capixaba, que já atende empresas do Brasil inteiro, criou uma plataforma própria para os processos financeiros e o cliente só precisa fazer uma coisa: aprovar os pagamentos. A equipe do Manda coleta as informações sobre boletos, faturas e demais contas. O sistema cuida das contas a pagar e a receber, emite boletos e notas, controla receitas e despesas e é possível acompanhar fluxo de caixa, resultados e relatórios em tempo real, além de ser integrado com a contabilidade da empresa cliente. “Pegamos todo o background voltado às médias e grandes empresas e os processos ideais de mercado, como dupla checagem, por exemplo, e oferecemos de uma forma acessível ao micro e pequeno”, explica Laila Fonseca, business developer.

O objetivo principal, conforme ressaltou, é proporcionar inteligência financeira. “Gostamos de estabelecer relações de longo prazo com os clientes. Nós viramos um ‘financeiro home office’, e não apenas um sistema para a pessoa ter o financeiro dela inserido. Temos um papel humano para tirar dúvidas, conversar, ter novas ideias e avaliar possibilidades de melhorias na estruturação desse setor para cada cliente”, comenta.

O Manda Pro Financeiro, que começou a operar em 2019 e foi lançado oficialmente em junho deste ano, atende por enquanto somente empresas de prestação de serviços. A expectativa é ampliar o atendimento para empresas de varejo a partir de 2021.


Impactos

O resultado para os clientes é significativo. Um dos cases é de um advogado que gastava por volta de 20 horas mensais de seu trabalho se dedicando ao financeiro. Com a implementação do Manda Pro Financeiro, passou a gastar 30 minutos por mês.

Outro caso é de uma holding composta por cinco empresas, cujos sócios não conseguiam ter uma visão estratégica de seu financeiro, e agora conseguem visualizar todas as informações e projeções de futuro na plataforma.


Como funciona

– O Manda Pro Financeiro identifica as contas a pagar e a receber

– Um especialista organiza e lança as contas na plataforma

– O cliente autoriza os pagamentos – nenhuma operação é efetivada sem autorização

– O sistema gera relatórios financeiros atualizados para ajudar na tomada de decisões

– Cobrança por e-mail das contas em aberto

– Emissão de notas e boletos

– Integração do financeiro com o contador do cliente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *