A missão da ‘Comprar Pra Quê?’ é impactar a cultura do consumo e implementar a economia compartilhada

Por Gabriela Brito, participante da oficina de Jornalismo Innovation Writing, realizada pelo WhitepaperDocs em parceria com Sebrae-ES, Sicoob e Hub Fucape.


Imagine planejar um acampamento do outro lado do País e não precisar levar tudo na mala: barraca, saco de dormir, lanterna e bússola. Ou, ainda, passar as férias na praia e não precisar investir em caixa térmica, guarda-sol e cadeira. Essa é a realidade proporcionada pela Comprar Pra Quê?.

Nilma França, CEO da plataforma, explica que o projeto surgiu para proporcionar comodidade e economia mútua. “A ideia surgiu no pensar em viajar e não ter que levar tudo na mala. Por exemplo, se eu viajar para uma festa de casamento, eu vou ter que colocar o vestido de festa na mala e ele vai amassar todo. Como que eu vou passar esse vestido? E se puder alugar esse ferro ao invés de levar ele na mala junto comigo?”, explica.

A Comprar Pra Quê é uma plataforma para aluguel de produtos que parte da premissa de que não é necessário comprar um produto para poucos usos, como, por exemplo, uma furadeira. “Para quê investir no equipamento se você só precisa de dois furos?”, questiona a CEO. Nesse sentido, é mais sustentável alugar o produto para utilizar só no momento que você precisa.

Na outra ponta, o projeto de inovação também beneficia o indivíduo que possui o produto parado em casa e pode fazer uma renda extra. “Sempre tem alguém que compra algum produto e não utiliza. Não é exatamente o que ele esperava, então fica em casa guardado. Dá para fazer uma renda extra”, explica França. 

Assim, a ‘Comprar Pra Quê?’ conecta quem tem um objeto parado em casa com quem precisa utilizar esse produto por um período curto. Nesse sentido, não só os bolsos de ambos os lados são beneficiados, mas também o meio ambiente. 

“Você faz uma compra mais consciente. Um aspirador robô, por exemplo: você pode experimentar e ver se, de fato, você vai gostar e depois você faz a compra. Não vai comprar algo que você não vai utilizar, deixar guardado em casa e, eventualmente, ainda vai descartar, gerando ainda mais poluição no meio ambiente.”

Nilma França

França não contou com nenhum tipo de investimento ou incubamento para lançar o projeto ‘Comprar Pra Quê?’, que existe há dois anos. O site, no entanto, foi desenvolvido há apenas um ano e meio. O interessado consegue participar de todo o processo acessando a plataforma pelo endereço eletrônico. 

Ainda assim, a empreendedora explica que conta com a colaboração de instituições dentro do ecossistema de inovação capixaba. “A gente está mais em contato com o Sebrae-ES e sente esse acolhimento”, disse.

Ao empreender no ramo da inovação, Nilma França conta que a maior dificuldade encontrada hoje é a barreira cultural. Segundo ela, a sociedade ainda não está habituada a essa forma de consumo. ”A economia compartilhada ainda é muito nova no nosso meio. As pessoas ainda não se acostumaram”, acrescenta. Ainda assim, vê no seu produto a possibilidade de impactar o comportamento social e promover um consumo mais consciente.

É a primeira vez que a ‘Comprar Pra Quê’ expõe suas atividades em um evento como o  ESX 2021 –  Espírito Santo Innovation Experience, o maior evento de inovação do Estado. Trata-se de um evento gratuito, promovido conjuntamente pelo Sebrae/ES, MCI (Mobilização Capixaba pela Inovação) e pelo Governo do Estado, que está sendo realizado na Praça do Papa, em Vitória (ES). 

O ESX 2021 vai até amanhã (5/12) e o público interessado pode conversar pessoalmente com a CEO do ‘Comprar Pra Quê’ para saber mais sobre a inovação. “É a primeira vez que participo de um evento assim e estou gostando. É muito bacana essa oportunidade de poder expor, mostrar o trabalho, falar da Comprar Pra Quê.


SERVIÇO

ES X

Realização: Sebrae-ES, MCI e governo do Estado

Data: 2 a 5 de dezembro

Horário: sábado, das 9h às 21h; domingo, das 9h às 20h

Onde: Praça do Papa

Entrada: gratuita. Algumas atividades necessitam de inscrição antecipada

Programação completa a inscrições: esx2021.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.