Call 4 Fit inova a nível global e desenvolve a primeira inteligência artificial que avalia treinos de Bike Indoor

Por Gabriela Brito, participante da oficina de Jornalismo Innovation Writing, realizada pelo WhitepaperDocs em parceria com Sebrae-ES, Sicoob e Hub Fucape.

Imagine a oportunidade de realizar uma aula de bicicleta ergométrica e ter o desempenho avaliado em tempo real por uma inteligência artificial. Com a missão de democratizar o exercício físico, o aplicativo Call 4 Fit promete um treinamento completo de bike indoor, atrelando saúde e bem-estar à inteligência artificial. 

Em síntese, enquanto o usuário acompanha a aula pela internet, a tecnologia lê e corrige o movimento em tempo real e trata a velocidade de giro pela câmera do celular. O desempenho é comparado à performance dos professores e, no final, é calculada uma nota que avalia a execução. Os treinos possuem classificações tanto para o aluno iniciante como para o avançado e são desenvolvidos por professores de Educação Física. 

Para se desenvolver, a Call 4 Fit contou com a colaboração do hub de inovação Base27, mas ainda não recebeu nenhum tipo de investimento. O CEO da Healthtec, o engenheiro Gabriel Scopel, já era entusiasta do bike indoor e explicou de onde veio a inspiração. 

“Todos os hubs de inovação que a gente passava o pessoal perguntava: qual é a sua inovação? Então a gente começou a pesquisar e viu que uma empresa americana tinha coletado dois milhões de dólares para fazer uma solução em inteligência artificial para uma bike estacionária.”

Gabriel Scopel
Gabriel Scopel apresenta seu projeto inovador no ESX 2021. (Divulgação)

O projeto norte-americano que inspirou a inovação nunca chegou a ser lançado. Por causa disso, a Call 4 Fit tornou-se pioneira mundial no ramo em que atua. Ainda assim, Scopel não romantiza o mundo do empreendedorismo. O CEO relatou que o maior desafio de empreender neste ramo é conseguir acertar um modelo de negócio que comece a ser escalável. “O início empreendedor é muito difícil, principalmente no mundo de startups, porque não é trivial, né?”, comenta. 

Com todo este contexto, Scopel começou a se perguntar se não valeria a pena focar, também, no desenvolvimento de inteligência artificial para empresas, já que contava com um time de expertise no ramo. 

“Como a gente já tinha desenvolvido uma tecnologia pioneira a nível mundial, eu comecei a pensar ‘será que não vale a pena a gente começar a focar nessa questão de tecnologia, já que a gente tem uma vantagem tecnológica?’.  A gente tem pessoas muito boas que poderiam estar resolvendo problemas da indústria, e foi isso que começou a deslanchar”.

Gabriel Scopel

Foi neste contexto que surgiu a surgiu a Call 4 Fit AI Solutions, a empresa parceira que visa desenvolver inteligência artificial para a indústria 4.0. Ele conta que as soluções já prontas no mercado muitas vezes não atendem aos problemas específicos que a indústria possui. O diferencial da Call 4 Fit AI Solutions é desenvolver sistemas de inteligência artificial que sejam escaláveis e customizados. 

“Existem algumas empresas que fazem soluções customizadas e existem as soluções prontas, nós possuímos uma capacidade para desenvolvimento de projeto a baixo custo e entregamos a solução”, afirma.

A Call 4 Fit é uma das startups expositoras do ESX 2021 –  Espírito Santo Innovation Experience, o maior evento de inovação do Estado, promovido em conjunto pelo Sebrae/ES, MCI (Mobilização Capixaba pela Inovação) e pelo governo do Estado. Na ocasião, o público pode conversar pessoalmente com os desenvolvedores de ideias inovadoras e participar de atividades gratuitas. 


SERVIÇO

ES X

Realização: Sebrae-ES

Data: 2 a 5 de dezembro

Horário: domingo, das 9h às 20h

Onde: Praça do Papa

Entrada: gratuita. Algumas atividades necessitam de inscrição antecipada

Programação completa e inscrições: esx2021.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.