Mesa do Torneio de Robótica atrai curiosidade de crianças interessadas em tecnologia


Por Breno Alexandre, participante da oficina de Jornalismo Innovation Writing, realizada pelo WhitepaperDocs em parceria com Sebrae-ES, Sicoob e Hub Fucape.

Brincar de Lego é uma tradição das crianças ao redor do mundo há bastante tempo. Mas num mundo repleto de novas tecnologias, as novas gerações revolucionam até mesmo a forma de se divertir. E nada melhor para mostrar isso que o estande da Findes no ESX – Espírito Santo Innovation Experience, que traz a mesa de competições do Torneio de Robótica da First Lego League (FLL).

A exposição é feita pelas equipes do Sesi de Jardim da Penha, composta de alunos com idade entre 12 a 16 anos. Nela é possível ver o robô, montado de peças de LEGO, em ação para cumprir as missões propostas pela organização. Sensores são utilizados para o funcionamento, e fazem com que o conjunto de peças se mova pela mesa de desafios.

Além das missões, os participantes da competição precisam apresentar um projeto de pesquisa que busca solucionar um problema indicado pela instituição. A proposta é de que os participantes levem uma solução inovadora acerca do tema definido. Cada ano traz uma temática diferente, e elas são definidas a partir de questões levantadas no mundo todo.

Por isso, é preciso que os estudantes estejam atentos às principais notícias do mundo, e principalmente trabalhem em equipe para alcançarem o objetivo principal: promover a integração e levar o conhecimento das diferentes áreas para os dias de evento.

O professor Bruno de Castro, que é o técnico responsável pelas equipes, fala sobre a importância de levar o torneio para o conhecimento das crianças e pré-adolescentes: “O torneio, além de desenvolver o raciocínio lógico, pede também a prática dos Core Values, que são os valores sociais. Ou seja, eles precisam trabalhar em equipe para que os desafios sejam superados”, afirma.

Bruno comenta ainda que o contato com as novas tecnologias é importante para mudar a percepção do mundo. “É preciso estar atento às mudanças do mundo e acompanhá-las. Buscar as inovações e estar em constante aprendizado é uma característica fundamental do torneio. Por isso estamos aqui trazendo a mesa, para despertar a curiosidade e desejo de fazer mudanças, desenvolver o espírito empreendedor”, completa.

O torneio é uma das programações do ESX – Espírito Santo Innovation Experience, maior evento de inovação do Estado, que está sendo realizado até domingo, na Praça do Papa, com entrada gratuita.


SERVIÇO

ES X

Realização: Sebrae-ES, MCI e governo do Estado

Data: 2 a 5 de dezembro

Horário: sexta e sábado, das 9h às 21h; domingo, das 9h às 20h

Onde: Praça do Papa

Entrada: gratuita. Algumas atividades necessitam de inscrição antecipada

Programação completa a inscrições: esx2021.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.