Programa ES+Criativo marca presença no ESX e expressa conexão entre produção cultural e inovação

Por Gabriela Brito, participante da oficina de Jornalismo Innovation Writing, realizada pelo WhitepaperDocs em parceria com Sebrae-ES, Sicoob e Hub Fucape.

Criado em 2019, o programa ES+Criativo já tem colhido bons resultados. A iniciativa é fomentada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e pretende, em sua raiz, valorizar a criatividade, o capital intelectual e o valor simbólico-cultural do Espírito Santo por meio da economia criativa. 

O programa é um dos expositores do ESX 2021 –  Espírito Santo Innovation Experience, o maior evento de inovação do Estado, promovido em conjunto pelo Sebrae/ES, Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI) e pelo governo do Estado. Em seu espaço, está sendo realizada uma série de atividades, como mostras audiovisuais, seminários, entrevistas e apresentações, entre outros. 

O secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha, explicou que o programa de economia criativa é uma construção coletiva de muitos atores e que foi inspirado, inclusive, no modelo de funcionamento da MCI.

“Tem atores envolvidos da academia, do setor produtivo, da iniciativa privada, do governo. Dessa forma, nessa construção a gente tem várias frentes de trabalho. Diversas atividades que vão sendo geridas por esse programa e muito por um olhar da economia criativa que transforma, que gera oportunidade, que olha para a realidade do território e que potencializa essa diversidade cultural do Espírito Santo”.

Fabrício Noronha
Fabrício Noronha participa de diversas atividades do ESX 2021. Foto: Claraboia

Nesse sentido, uma série de ações tem sido realizada para efetivar os objetivos do ES+Criativo. Uma delas se sobressai, pois foi destaque na programação do ESX 2021. Trata-se do Cultura Digital. “A gente financiou 256 iniciativas, sendo jogos, aplicativos, realidade aumentada, podcasts, web séries e todas essas experiências aqui. Boa parte dessa galera respondeu ao nosso chamado e está compondo a programação tanto do nosso estande quanto de outras áreas do ESX”, acrescentou Noronha. Essas iniciativas estão sendo apresentadas durante o evento no espaço do ES+Criativo. 

Para o secretário de cultura, o ESX é uma sinergia entre inovação, produção cultural e criatividade, na medida em que ajuda na construção de uma sociedade voltada para a inovação. ”Quando a gente observa os grandes ecossistemas de inovação pelo mundo e as grandes experiências bem sucedidas, a gente percebe que há em comum nesses vários ambientes a cultura e a arte, aliadas desse trabalho”. 

O secretário destaca, ainda, a importância do programa ES+Criativo estar presente em um evento como o ESX 2021, uma vez que proporciona projetos que conectam cultura, criatividade e inovação. 

“É muito importante que a galera do design possa conhecer a galera da programação, porque, no final das contas, na hora de você produzir um aplicativo, você vai precisar de uma turma para pensar no visual daquilo, vai precisar de uma turma audiovisual para produzir um material de vídeo bacana para divulgar aquele produto”

Fabrício Noronha, Secretário de Cultura

Diante disso, Noronha demonstrou muita satisfação pelos resultados que tem visto no evento. “A gente está muito feliz. Pelo resultado do ESX e também animado para os desdobramentos, porque esses encontros provocam outras possibilidades que a gente nem imagina”, finalizou.


SERVIÇO

ES X

Realização: Sebrae-ES

Data: 2 a 5 de dezembro

Horário: domingo, das 9h às 20h

Onde: Praça do Papa

Entrada: gratuita. Algumas atividades necessitam de inscrição antecipada

Programação completa a inscrições: esx2021.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.