Se depender da Zapizi, seus clientes nunca mais vão esperar para tomar um Chope


Por Andressa Antunes, participante da oficina de Jornalismo Innovation Writing, realizada pelo WhitepaperDocs em parceria com Sebrae-ES, Sicoob e Hub Fucape. Foto: Divulgação

Muitas vezes, uma grande ideia parte de uma grande experiência. Em outras, um empreendimento de sucesso surge a partir de uma situação de rotina — e que necessita de uma solução. É o caso de Alejandro Duenas, argentino que vive no Brasil há mais de 40 anos e CEO da Zapizi. Frustrado com a burocracia necessária para tomar um chope em um bar, o empresário formado em Administração e Eletrotécnica criou uma startup que visa melhorar a experiência de clientes através de um sistema inteligente de automação de chopeiras. 

“Sempre tive um grande incômodo com a intermediação para ter acesso a um produto. Quando fui consumir um chope, eu tinha que ir no caixa, fazer um cadastro, colocar crédito, pegar um cartãozinho…para só então ter o produto. Eu só estava querendo tomar um chope.”
Alejandro Duenas

 A frustração se tornou um negócio inovador. Depois de trabalhar durante seis anos no ramo alimentício, Alejandro decidiu que era a hora de desengavetar projetos e voltar para a área de tecnologia. “Eu tive a ideia de desintermediar e facilitar esse processo. O primeiro projeto que desenvolvemos foi a automação de chopeiras”, conta. Segundo os fundadores, a tecnologia pode ser usada em bares, beer trucks, eventos, shoppings, condomínios, padarias, clubes, lojas de conveniências e também por cervejarias artesanais.

Startup oferece tecnologia que cria chopeiras com vendas automatizadas sem baixar aplicativos, sem cadastros e sem filas.

A Zapizi foi desenvolvida no segundo semestre de 2020 e é uma sociedade entre Duenas e Silas de Moraes, que atuou como programador por mais de 10 anos, além de liderar grandes equipes como gestor de produtos. “Ele é o arquiteto da solução tecnológica, eu trago toda a experiência de empresariado e de mercado. Trabalhamos juntos desde o primeiro momento”, explica Alejandro.

Alejandro Duenas e Silas de Moraes no estande da Zapizis no ES X 2021. Crédito: WhitepaperDocs.com

A inovação que a startup oferece é a automação de produtos digitais mediante pagamentos eletrônicos. Com a tecnologia, a empresa oferece a desburocratização do processo tradicionalmente usado em chopeiras, permitindo que empreendedores do setor  possam ofertar o produto aos clientes sem que eles precisem baixar um aplicativo, fazer cadastro e até mesmo usar um cartão físico. Apenas com o celular e o aplicativo de um banco digital, é possível receber um chope em tempo recorde: “são três cliques e menos de um minuto”, ilustra Silas.

Os sócios já se preparam para a próxima fase de escalabilidade do produto, aumentando o número de clientes em todo o Estado. Hoje, cerca de 100 torneiras possuem a tecnologia Zapizi, mas a meta da empresa, segundo Silas, é ultrapassar a marca de dois mil equipamentos automatizados até o próximo ano. 

“Batendo essa meta, nós temos a intenção de expandir para outros produtos, como cafeteria, máquinas de sorvete, churrasquinho, pizza, cadeira, estacionamento e qualquer outro tipo de equipamento que possa ser automatizado e feito uma cobrança pelo uso, e não pela locação”
Silas de Moraes

A Zapizi é uma das startups em destaque no ESX – Espírito Santo Innovation Experience, que está sendo realizado na Praça do Papa até 5 de dezembro, com entrada gratuita. Duenas e Silas acreditam em um grande potencial de desenvolvimento para o ecossistema de inovação capixaba. “Nosso ecossistema possui um potencial muito grande e que ainda pode ser muito mais explorado. Iniciativas como o ES X precisam ser fomentadas e incrementadas, para que a gente possa desenvolver o terreno fértil do nosso Estado. Os atores são muito bons, é preciso juntar todos para que o nosso ecossistema frutifique”, destaca Duenas.


STARTUPS CAPIXABAS

Projeto: Zapizi

O que faz: Sistema inteligente de automação de chopeiras

Sócios: Alejandro Duenas e Silas de Moraes

Sede: Espírito Santo

Início das atividades: segundo semestre de 2020

Redes sociais: @zapizi_

Contato: https://site.zapizi.com.br/ 


SERVIÇO

ES X

Realização: Sebrae-ES, MCI e governo do Estado

Data: 2 a 5 de dezembro

Horário: sexta e sábado, das 9h às 21h; domingo, das 9h às 20h

Onde: Praça do Papa

Entrada: gratuita. Algumas atividades necessitam de inscrição antecipada

Programação completa a inscrições: esx2021.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.