Sicoob une cooperativismo e inovação para contribuir com o ecossistema capixaba

Por Andressa Antunes, participante da oficina de Jornalismo Innovation Writing, realizada pelo WhitepaperDocs em parceria com Sebrae-ES, Sicoob e Hub Fucape. 

Desenvolver o ambiente de inovação no Espírito Santo é uma missão que envolve diferentes atores. Em um ecossistema, unir diferentes visões e ações se torna cada vez mais necessário para que toda a rede se desenvolva em sinergia e alcance resultados promissores. No ESX – Espírito Santo Innovation Experience, realizado de 2 a 5 de dezembro, na Praça do Papa, em Vitória, os visitantes podem se aprofundar e, acima de tudo, interagir com as diferentes peças que formam a engrenagem que transforma o Estado em uma potência inovadora.

Entre elas, está o Sicoob-ES. A instituição financeira cooperativa é destaque no incentivo a projetos de inovação e no apoio às empresas que atuam no setor, e, no evento, disponibiliza um ambiente de café e networking — propício para aprimorar o relacionamento com startups. O espaço da cooperativa está à disposição de empresas que estão em busca de soluções inovadoras, dando destaque a produtos 100% capixabas.  

“O Sicoob Café Hall surgiu com o objetivo de estreitar o relacionamento com o público e ampliar a visibilidade do cooperativismo. Mais que um ambiente agradável e acolhedor, o Sicoob Café Hall é uma iniciativa para gerar conexões e contribuir para o ecossistema de inovação capixaba”, afirma Estela Delpupo, analista de Inovação e Processos da instituição.

O Sicoob acredita que a inovação proporciona sustentabilidade ao negócio. Segundo Estela, quanto mais inovadora a empresa for e conseguir se apropriar dos ganhos dessa inovação, maior é a vantagem competitiva — permitindo que ela alcance novos mercados e aumente sua receita. “O Espírito Santo tem se revelado um grande celeiro de inovação e o Sicoob está extremamente satisfeito em fazer parte desse movimento, apoiando iniciativas como o ES X”,, disse. 

Diretor-executivo do Sicoob ES, Nailson Dalla Bernadina também destaca a importância da participação da organização no evento. “A participação do Sicoob ES no maior evento de inovação do Espírito Santo vai ao encontro do apoio que damos à inovação e às empresas que investem nessa área. Incentivamos o setor por meio da liberação de crédito facilitado, ajudando a fomentar a inovação no Estado”, explica.

O apoio do Sicoob ao ecossistema de inovação capixaba acontece de diferentes formas e já apresenta resultados expressivos. Uma das ações é o ÂnguloHub, iniciativa que auxilia startups a acelerarem o crescimento do seu negócio, empresas a se transformarem e investidores a gerarem retornos por meio de soluções inovadoras que agregam valor aos negócios e cooperados da empresa e também para a sociedade. O projeto busca, através da colaboração, gerar experiências, oportunidades e conexões para o ecossistema do Estado. 


O ÂnguloHub atua em três vertentes:

Inovação Aberta

O Sicoob busca soluções que possam agregar valor aos negócios da instituição e também para os seus cooperados, além do ecossistema empreendedor.

Conexões

O Hub fornece um ambiente que estimula ações de conexão e geração de negócios entre o sistema Sicoob, corporações, investidores e startups.

Capacitação

Por meio de mentorias, workshops, hackathons, meetups, talks e oficinas, em todos os formatos, presencial e digital, o Sicoob promove a integração e troca de conhecimentos em diversos temas.

A partir do ÂnguloHub, o Sicoob desenvolveu o seu próprio negócio inovador. Com o objetivo de conectar os associados com soluções unificadas em condições exclusivas, a instituição desenvolveu a Ciclos — uma plataforma baseada na economia compartilhada e nos conceitos do cooperativismo. São oferecidos serviços de telefonia, planos de saúde e, em breve, também energia fotovoltaica para os cooperados por meio de uma plataforma inovadora e desenvolvida na sede da instituição. O Hub do Sicoob também propiciou o desenvolvimento de produtos como o Faça Acontecer, que ampliou a oferta de crédito para estudantes do ensino superior e técnico.

“Através do Ângulo Hub, fazemos parcerias com startups, apoiamos projetos de inovação e iniciativas de instituições ligadas ao empreendedorismo e ao ecossistema de inovação capixaba. Além disso, incentivamos o setor por meio da liberação de crédito facilitado, ajudando a fomentar a inovação no Estado”.
Estela Delpupo
Sobre o Sicoob

O Sicoob é uma instituição financeira cooperativa que tem cerca de 5,2 milhões de cooperados e está presente em todos os Estados brasileiros e no Distrito Federal.

A organização oferece todos os serviços tipicamente bancários, como conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, pagamentos por cartão de crédito e débito e pagamentos online. Formado por aproximadamente 366 cooperativas singulares, 16 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), ocupa a segunda colocação entre as instituições financeiras com maior número de agências no Brasil, segundo ranking do Banco Central: são 3.523 pontos de atendimento em 1.934 cidades brasileiras.

Com operação no Espírito Santo, no Rio de Janeiro e na Bahia, o Sicoob ES tem mais de 485 mil associados. São sete as cooperativas filiadas: Norte, Leste Capixaba, Centro-Serrano, Sul-Serrano, Sul, Sul-Litorâneo e Sicoob Credirochas. 


SERVIÇO

ES X

Realização: Sebrae-ES, MCI e governo do Estado

Data: 2 a 5 de dezembro

Horário: domingo, das 9h às 20h

Onde: Praça do Papa

Entrada: gratuita. Algumas atividades necessitam de inscrição antecipada

Programação completa a inscrições: esx2021.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.