Somos a última geração de cidadãos que sabem mais sobre a nossa sociedade do que os algoritmos?


Por Andressa Antunes, participante da oficina de Jornalismo Innovation Writing, realizada pelo WhitepaperDocs em parceria com Sebrae-ES, Sicoob e Hub Fucape.

Gestões públicas eficientes se baseiam em inteligência: é preciso elencar, analisar e optar por alternativas e soluções que trarão progresso e qualidade de vida para a sociedade. Com a tecnologia, a alta efetividade para essas ações está cada vez mais próxima. Em um painel realizado nesta sexta-feira (3) no Espaço Start, como programação do ESX – Espírito Santo Innovation Experience, Vinícius Lages, diretor técnico do Sebrae/AL, destacou o alto potencial das cidades inteligentes, espaços em que as tomadas de decisões de gestores públicos são baseadas em inteligência artificial e leitura de  dados. 

Engenheiro agrônomo, mestre em Gestão Ambiental e doutor em Socioeconomia do Desenvolvimento, Lages também destacou o potencial que estes ambientes possuem para altos níveis de inovação. “Uma cidade que se conecta e é orientada por dados para fazer as mudanças necessárias tem a necessidade de ter cidadãos também inteligentes e inovadores”, explicou.

Neste cenário, a convergência de altas tecnologias já imersas na nossa rotina (como o armazenamento e leitura de dados a partir de plataformas como Netflix, Amazon, Google e diferentes redes sociais) levariam a uma alta efetividade não somente na gestão pública, mas também em empreendimentos e soluções que usam a tecnologia como alicerce.

Cingapura, a cidade mais inteligente do mundo, de acordo com o Índice de Cidades Inteligentes inaugural do IMD, é um grande exemplo: sua iniciativa Smart Nation foi criada em 2014 com o objetivo de criar uma cidade movida a inovação e tecnologia digital que responda às necessidades dos cidadãos. Com tecnologia e uma gestão qualificada, programas governamentais baseados em algoritmos especializados fornecem mais saúde, qualidade de vida, mobilidade urbana e sustentabilidade para um mundo cada vez mais conectado.

O Espaço Start tem intensa programação de discussões sobre inovação, transformações, comportamentos e criatividade, entre outros temas, até domingo, 5 de dezembro, durante o ESX, que está sendo realizado na Praça do Papa com entrada gratuita. Confira a programação completa em https://esx2021.com.br/.


SERVIÇO

ES X

Realização: Sebrae-ES, MCI e governo do Estado

Data: 2 a 5 de dezembro

Horário: sexta e sábado, das 9h às 21h; domingo, das 9h às 20h

Onde: Praça do Papa

Entrada: gratuita. Algumas atividades necessitam de inscrição antecipada

Programação completa a inscrições: esx2021.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.