Unir Faz Bem – Agências de publicidade se juntam em ação social de fim de ano


Colaboração, em essência, é o trabalho feito em conjunto, a cooperação. E, ao contrário do que se imaginava nos ambientes tradicionais do mercado de trabalho, essa cooperação pode dar muito certo quando feita entre concorrentes, especialmente quando trabalham em prol da sociedade. Um exemplo é a ação Unir Faz Bem, iniciativa solidária de seis agências de publicidade capixabas – Prósper, MP, Fire, Ampla, Chuva e Artcom –, que decidiram somar esforços para alcançar um resultado ainda mais impactante do que se tivessem optado por realizar ações isoladas.

Prósper, MP e Fire irão doar, cada uma, aproximadamente 1,5 tonelada de alimentos não perecíveis para o Instituto Vovô Chiquinho, localizado em Central Carapina, Serra. O projeto, que tem mais de 30 anos, atende aproximadamente 150 crianças, servindo 480 refeições diárias, entre café da manhã, almoço e lanches. Essa doação irá ajudar a garantir aproximadamente 1 ano de alimentação para as crianças atendidas.

“É um momento de união, de integração, e quanto mais gente participar, melhor. Essa é apenas a primeira iniciativa. A ideia é começar pelas agências de publicidade e depois envolver também outros segmentos”, explica Rimaldo de Sá, CEO da Beta Rede, da qual faz parte a Prósper.

“A gente sabe como é importante apoiar instituições que se dedicam ao fazer solidário. Não é fácil acolher, dar carinho e alimentação a tantas crianças todos os dias, como o Instituto Vovô Chiquinho faz”, afirma Pierre Debbané, sócio da MP.

Da esquerda para a direita: Bruno Weigert (Fire), Adilson Lourenço (Artcom), Rimaldo de Sá (Prósper), Alexandre Pedroni (Chuva), Pierre Debbané (MP) e Queiroz Filho (Ampla): Ação une agências concorrentes em prol de instituto de caridade.

Bruno Weigert, sócio da Fire, ressaltou que o convite foi estendido a outras agências e empresas do segmento, “para podermos fazer um 2022 diferente na vida dessas pessoas”, conclui.

A Ampla aceitou o convite e irá doar os brinquedos para o Natal das crianças do Instituto Vovô Chiquinho. A Chuva também aderiu à ação e irá doar materiais de limpeza e o atendimento para serviços de comunicação durante todo o ano de 2022, realizando campanhas para que o Instituto consiga fazer as pequenas reformas e melhorias na estrutura de que precisa.

“Fizemos a doação de produtos de limpeza e podemos ir um pouco além. Vamos adotar o Instituto Vovô Chiquinho para fazer todo o projeto de comunicação ao longo de 2022, o que é também muito importante para a manutenção do espaço”, conta Alexandre Pedroni, diretor da Chuva.

Já a Artcom participa com a doação que irá contribuir com o pagamento das contas de energia elétrica de janeiro a dezembro de 2022.

“Atendemos a esse convite muito especial para que as crianças tenham um final de ano feliz e um 2022 melhor ainda”, conclui Adilson Lourenço, diretor da Artcom.

Outras agências capixabas também podem contribuir para que o Instituto Vovô Chiquinho tenha mais despesas custeadas para o ano de 2022, como gás de cozinha e materiais de limpeza – necessidades apontadas em ordem de prioridade pelos responsáveis.

Quem quiser fazer doações ao instituto pode entrar em contato com dona Doraci, no telefone 99844-8620.

“Estamos aqui tentando fazer a diferença, mas temos dificuldade de tudo. A pessoa que puder nos ajudar e vir nos conhecer será muito bem-vinda”, acrescenta dona Doraci, responsável pela ONG.